PLANO DE CONTINGÊNCIA DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO ACHILLES DOS REIS (COLUNI-UFF) PARA O RETORNO PRESENCIAL ÀS ATIVIDADES FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19 CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2)

2ª versão do Plano de Contingência – Aprovado em 09 de fevereiro de 2022.

O Grupo de Trabalho de Planejamento e Estratégia para o Retorno Presencial (GT-PERP) criado através da DTS nº 07, de 06 de junho de 2020, vem se reunindo desde então, em diálogo com o GT-COVID-19-UFF, criado pela Portaria nº 66.622/2020 para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus. Além de adotar as recomendações do GT-COVID-19-UFF, o GT-PERP investigou, entre outras, a documentação produzida pela FIOCRUZ e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de oferecer subsídios ao Coluni-UFF, a fim de que o mesmo possa oferecer à Comunidade Escolar um plano de contingência que estabeleça os protocolos para o retorno presencial. O presente documento, portanto, resulta da inestimável contribuição que o GT-PERP entrega à nossa Comunidade.

Objetivos

a) Apresentar as orientações quanto a comportamentos e atitudes necessárias para o retorno gradual e mais seguro das atividades presenciais nas instalações do Coluni-UFF.

b) Orientar a comunidade escolar sobre a necessidade de cenário epidemiológico favorável e a centralidade da vacinação contra a COVID-19 para o retorno presencial das atividades administrativas e acadêmicas no âmbito do Coluni-UFF.

c) Indicar os equipamentos de proteção individual e insumos necessários para o retorno presencial.

d) Descrever os procedimentos a serem adotados em todos os ambientes escolares, de forma a minimizar a aquisição da COVID-19.

e) Orientar os procedimentos básicos a serem adotados nos espaços em que houver retorno de membros da comunidade escolar afastados por motivo da COVID-19 para reassumir suas atribuições de modo presencial.

f) Apontar uma estratégia de acompanhamento e seguimento da comunidade acadêmica no retorno presencial.

g) Acentuar a importância dos diferentes membros da Comunidade Escolar respeitarem as orientações da Instituição e das autoridades de saúde tanto nas  dependências do Coluni-UFF quanto em seu exterior.

Leia o plano na íntegra:

Plano aprovado no Colegiado do dia 20/08/2021.