SEB – Simpósio de Educação Básica do ColuniUFF

O SEB (Simpósio de Educação Básica do Coluni-UFF) é uma ação de extensão que tem o caráter de promover o diálogo entre saberes diversos que compõem a docência e a discência na Educação Básica, valorizando o espaço escolar como lócus privilegiado de integração e produção de conhecimentos. O evento é anual, gratuito e que, este ano, em sua sexta edição, será realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2023.

Nesta edição, o SEB tem como tema “Escola pra quê?”, um exercício que busca (re)pensar o papel da escola e sua importância para a formação humana integral e emancipatória.

ATENÇÃO! Prazo para submissão de trabalhos: 30/08 a 02/10/2023

Para mais informações, acesse a página eletrônica para inscrição no evento clicando aqui, ou envie um e-mail para: seb@coluni.uff.br

O HISTÓRICO DO SEB-COLUNI

O primeiro Simpósio – I SEB -, criado no ano de 2018, apresentou-se com a característica singular de uma ação de extensão voltada para a formação docente, envolvendo a comunidade escolar do COLUNI-UFF, licenciandos, docentes de outras unidades da UFF e Instituições de Ensino, especialmente da Rede Municipal de Ensino de Niterói, com o tema Desafios da Profissão Docente.

No ano de 2019, o II SEB já se configurava como uma ação de extensão com identidade permanente do COLUNI-UFF e abordou questões que giravam em torno do tema Currículo em Foco.

No ano de 2020, no III SEB, considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que se refere a evitar as aglomerações, principalmente em espaços fechados, devido à pandemia mundial decorrente do COVID 19, reconhecemos a impossibilidade da realização do evento de forma presencial. No entanto, entendeu-se a urgência em discutir sobre o presente e o futuro da Educação Básica em tempos de pandemia assim como sobre as ações possíveis no contexto atual para se realizar uma Educação Popular, desenvolvendo-se o tema A Educação Básica em tempos de Pandemia: desafios, insubordinações e resistências.

Em 2021, com a pandemia ainda em curso, o IV SEB se propõe a continuar a discutir o cenário da Educação Básica em tempos de pandemia, em movimento ocular de 360º, para tentar entender as implicações deste contexto na vida escolar e na sociedade ao longo deste período, discutindo o presente com vistas a buscar caminhos para um futuro próximo, focando na valorização e divulgação do que a educação básica é capaz de produzir, mesmo em tempos atípicos. Por isso, o tema escolhido foi Cenários da Educação Básica na Pandemia: Práticas Educacionais e Vivências Pedagógicas.

Em 2022, retornamos ao evento no modo presencial, com a realização do V Simpósio de Educação Básica do Coluni-UFF (SEB) que foi realizado nos dias 19 a 23 de novembro de 2022. O evento teve como tema Educação/Escola Integral: da Educação Infantil ao Ensino Médio e contou com mesas de debate, oficinas, minicursos, apresentações orais e publicação.

Já em 2023, o SEB traz discute a importância da escola para a formação humana integral e emancipatória e tenta (re)pensar seu papel na sociedade atual.

Saiba mais sobre o evento: