DOCENTES

Apresentação das Salas da Saúde do Coluni-UFF.

Localização: no térreo, ao lado do Laboratório de Ciências, e na Educação Infantil à esquerda do Campus UFF.

Equipe de profissionais: Enfermeira Carla Loreto, Enfermeira Priscila Miranda, Técnica de Enfermagem Gisele Andrade, Médica Pediatra Thaise Matos e Médica Pediatra Wanuska Fernandes. 

Perfil: o Sala de Saúde não tem o mesmo perfil do atendimento dos Postos de Saúde, UPAs e Hospitais. A assistência na Sala é para os casos de intercorrências que aconteçam durante o período de permanência na escola, que envolvam alunos, servidores e colaboradores. 

Forma de atendimento: os atendimentos são realizados através de encaminhamento com ficha previamente preenchida pelo professor, Orientação Educacional ou outro setor que identifique a necessidade de atendimento. Após a avaliação e assistência, o aluno será encaminhado para sala de aula, casa ou Hospital de acordo com a condição e necessidade. Caso seja necessário ir para casa ou hospital, o aluno sairá apenas acompanhado do responsável autorizado. 

Medicamentos: as medicações utilizadas são previamente autorizadas pelo responsável na ficha do aluno. Não são administradas injeções intramusculares ou venosas, nem feito nenhum tipo de procedimento invasivo ou retirada de pontos. No caso de medicação prescrita pelo médico, como antibiótico, antialérgico e outros do tipo, será necessário apresentar a prescrição médica identificada, datada e carimbada junto, para que seja administrada. 

Ação natural: a primeira opção em atendimento é pelos métodos mais naturais, como chás, compressas, gargarejos, soluções orais tipo soro caseiro e etc. Também são feitos curativos para os casos de escoriações e outros comuns. Os casos de feridas antigas em processo inflamatório devem ser acompanhados no Posto de Saúde. 

Humanização: o atendimento é individualizado, humanizado e conta com o apoio de toda equipe multiprofissional que envolve a Direção escolar, Secretaria, Coordenação, Orientação Educacional, Nutrição, Psicologia, Professores, Mediadores, Inspetores… 

Emergências externas: o atendimento na Sala da Saúde é voltado especificamente para a Comunidade Escolar Coluni-UFF, não incluindo acidentes que ocorram fora da escola com pessoas que não façam parte desse espaço. Casos de acidente devem ser acompanhados principalmente solicitando o serviço do Corpo de Bombeiros ou SAMU. 

Atenção!!! Alunos com febre, mal estar, vômito, diarreia e etc, não devem ser encaminhados para a escola até a melhora dos sintomas. Pois esses casos necessitam de atendimento médico. Os casos de saúde que ocorram em casa ou em outro espaço que não o escolar, devem ser encaminhados para o Posto de Saúde, UPA ou Hospital. 

TRABALHO DE 2020, ENF. CARLA LORETO.
ADAPTADO EM SETEMBRO DE 2022. 

Quer saber mais? Assista o vídeo a seguir.

Mais Notícias

Copyright 2023 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content