O Hospital do livro é um trabalho de educação de usuários que tem como objetivo geral a conscientização das crianças acerca do bom uso dos livros e da Biblioteca.
As ações principais desta oficina compreendem:
• Atividades com as crianças, através de rodas de conversas, demonstrações de procedimentos de restauração, orientação sobre como passar as páginas dos livros sem amassar, como utilizar os livros-brinquedo, dramatizações e várias outras abordagens que sensibilizem as crianças a refletir sobre o tema;
• Realizar procedimentos de restauração e conservação dos livros danificados do acervo infantil.
Esta oficina já existia na biblioteca, e atualmente é executada ao longo de todo o ano, pois trata-se de uma intervenção educativa de caráter contínuo, que visa o aprendizado e a apreensão de valores a respeito dos espaços e patrimônio público.
Em 2014 a equipe da biblioteca realizou uma peça para as crianças, chamada “A tragédia do livro”, cujo objetivo era apresentar para elas, através das personagens Joana e Joaninha, alguns comportamentos inadequados que acontecem na biblioteca, como manuseio inadequado dos livros, resistência para compartilhar livros e, mesmo, a disputa pelos livros, e suas consequências. As personagens terminam a peça, destruindo totalmente um livro por não conseguirem compartilhá-lo. A reação das crianças demonstrou que os valores acerca do uso do patrimônio público têm sido apreendido por eles.
Trabalhamos primordialmente o adequado manuseio dos livros, pois quando os danificamos, empobrecemos o acervo da biblioteca que é um patrimônio de todos.
Este trabalho, contudo, é conduzido sem impedir as crianças de manusear livremente os livros e folhetos. Ao contrário, estimulando-as a fazê-lo, pois só com o contato frequente com estes materiais poderão aprender a usá-los e cuidá-los.
Conforme os livros vão sendo consertados, ou “saindo do hospital”, as crianças são informadas de que a obra está disponível, novamente, para consulta local e empréstimo.
A equipe pedagógica e as famílias das crianças também recebem orientações como: não fazer consertos em sala ou em casa, com durex, contact ou outro material caso aconteça rasgo em folha.
As atividades com as crianças acontecem na sala do acervo infantil e os procedimentos de restauração e conservação, durante toda a semana, na sala do acervo adulto, sendo conduzido, neste ano, pela bibliotecária Joelma Santos.