Vem aí III Simpósio de Educação Básica do Coluni-UFF

No mês de Novembro/2020 ocorrerá o III Simpósio de Educação Básica do Coluni-UFF com o tema:

A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: desafios, insubordinações e resistências

O Simpósio de Educação Básica do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (Coluni-UFF) é uma ação de extensão que tem por objetivo principal promover o diálogo entre saberes diversos que compõem a docência na Educação Básica, valorizando o espaço escolar como lócus privilegiado de integração e produção de conhecimentos.

O primeiro Simpósio, criado no ano de 2018, apresentou-se com a característica singular de uma ação de extensão voltada para a formação docente, envolvendo a comunidade escolar do Coluni-UFF, Licenciandos, Docentes de outras unidades da UFF e Instituições de Ensino, especialmente da Rede Municipal de Ensino de Niterói. No ano de 2019, o II Simpósio já se configurava como uma ação de extensão com identidade permanente do Coluni-UFF. No ano de 2020, considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que se refere à evitar as aglomerações, principalmente em espaços fechados, devido à pandemia mundial decorrente do COVID 19, reconhecemos a impossibilidade da realização do evento de forma presencial. No entanto, entende-se que há uma urgência em discutir sobre o presente e o futuro da Educação Básica em tempos de pandemia, e quais as ações possíveis no contexto atual para se realizar uma Educação Popular. A realização do III Simpósio de Educação Básica Coluni-UFF se justifica para que essas discussões, tão relevantes para o momento, sejam enriquecidas e ampliadas com trocas de experiências e conhecimentos entre os pares.

Inscrições no site: https://www.even3.com.br/iiisebcoluniuff

Programação:

1º Dia: 06/11

Tema da mesa: (Re)afirmando o Direito à educação: Educação para quem?

Discutir o direito à educação em tempos de ( pós) pandemia; desigualdades educacionais.

2º Dia: 12/11

Tema da mesa: Práticas pedagógicas insurgentes – (re)pensar a educação em tempos de (pós)pandemia

Discutir a reorganização do currículo, desafios e novas possibilidades para (pós)pandemia articulando a interdisciplinaridade, Educação Popular e práticas pedagógicas. Sem perder o foco do currículo.

3º Dia: 24/11

Tema da mesa: Multiculturalidade: (re)significando o corpo no ambiente escolar

Discutir os processos de padronização e opressão do corpo no espaço escolar; os movimentos de resistência às culturas hegemônicas para além da pandemia; as relação dos corpos nos ambientes virtuais de ensino formal; a dicotomia corpo/mente no currículo e no imaginário escolar.

4º Dia: 30/11

Tema da mesa: Quando a experiência nos afeta: o protagonismo docente em tempos de pandemia

Discutir os desafios docentes durante a pandemia; Encontro entre os GTs que construíram os sites  QUARENTUNI – Coluni UFF, Cap-UFRJ NA QUARENTENA e Cap-UFPE NA QUARENTENA.