Projeto “O que pode um corpo?”

“Uma história do Funk” é um trabalho coreográfico do Coletivo coInspirações, que é mediado nas escolas pelo projeto de ensino “O que pode um Corpo”. Dessa forma, o encontro que propomos se baseia na tríade apreciar-conversar-experimentar.

O grupo coInspirações é formado por alunos e alunas da UFF e por uma professora do Instituto de Educação Física desta universidade, que coordena este trabalho sob a forma de projeto de extensão. Além de produzir trabalhos de dança, o grupo tem como compromisso levar suas produções às escolas, a partir de temas que suscitem debates e reflexões com crianças e jovens.

No trabalho apresentado em tela, colocamos em foco a cultura Funk, ainda estigmatizada e marginalizada em uma sociedade que vive um momento de acirramento conservador, que traz em seu bojo concepções discriminatórias e ações criminosas de racismo.

Para contar está história em forma de dança, começamos pela chegada da “black music” na cena cultural nacional e pelos bailes charme que coloriram espaços urbanos do Rio de Janeiro desde então.

Passeamos pelos primeiros bailes funks, seus bondes e galeras. Continuamos nossos passos pelos pancadões dos anos 2000 e pelos sucessos que se massificaram, atraindo as pessoas do asfalto para o mundo do baile de favela. Acelerando a 200 BPM, chegamos aos funks atuais, aos passinhos e suas batalhas e também marcamos o espaço que as mulheres começam a ocupar nessa cena.

É uma história de festa e de alegria, mas também de violência e opressão do estado. Revela a potência de uma cultura e, ao mesmo tempo, seu processo de massificação. O funk é o Brasil, com suas belezas e suas contradições e, sobretudo, fala da resistência criativa de juventudes pobres e pretas.

Convidamos jovens para ver nosso trabalho, para dançar nesse baile e para falar sobre o que conhecem e pensam sobre essa cultura e sobre a relação dessa com suas vidas.

As oficinas irão acontecer nos dias 04/10 às 15h30 na Sala de Artes para as turmas do 3º ano do EM e no dia 25/10 às 15h30 na Sala de Artes para as turmas do 1º e 2º ano do EM .