O projeto Fábrica de Palavras tem como principal objetivo expandir a percepção lexical das crianças fazendo com que estas conheçam e compreendam palavras até então desconhecidas, aumentando assim seu vocabulário de forma que além de conhecê-las, possam também construir sentidos para elas dentro de determinados contextos textuais. Tal intervenção pauta-se na importância de um vocabulário aprimorado na construção do leitor, pois dotado de tal habilidade, este está apto a adaptar-se a quaisquer situações comunicativas efetivamente.

No início das atividades foram separados alguns livros com palavras estranhas às crianças. Tais livros foram apresentados como fábricas de palavras que são criadas para ajudá-las a entender, criar e inventar o seu mundo.

Durante a contação da história, os pequenos são questionados acerca do significado de determinada palavra relacionando-a com o contexto da história que está sendo lida. As crianças sempre são estimuladas a compartilhar os seus conhecimentos e hipóteses, do seu jeito, com o grupo. Caso nenhuma criança saiba o significado ou não o tenha compreendido na história lida, nós o damos.

É importante ressaltar que apresentamos também outros significados e sentidos que a palavra em questão possa ter, com a finalidade de que a criança entenda que o sentido muda em contextos diferentes.

Inicialmente, foram apresentados substantivos concretos por poderem ser representados mais facilmente através de imagens, e identificados pelas crianças em seu cotidiano. Posteriormente foram adicionados adjetivos, verbos, conectivos e diversas outras classes morfológicas que podem ser exemplificadas a partir de substantivos concretos a fim de que as crianças construam vocabulário suficiente para compreensão, expressão de ideias, criação e contação de suas novas histórias e demais situações comunicativas. 

Os resultados do trabalho são registrado em relatórios, aonde buscamos observar a apreensão das novas palavras por cada criança, se estão sendo incorporadas em sua linguagem, em sua fala espontânea, e também através de propostas de criação de histórias coletivamente no decorrer do ano.

Translate »
Skip to content