Niterói, 06 de junho de 2019.
CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR
No dia 8 de maio, em resposta ao anúncio do ministro da Educação de que haveria cortes da ordem de 30% no financiamento do custeio das universidades, especialmente a UFF (Universidade Federal Fluminense), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UnB (Universidade de Brasília) por “promoverem balbúrdia”, a comunidade uffiana foi às ruas de Niterói e de outras cidades em que a UFF se faz presente para dizer não aos cortes e entoar o grito #EuDefendoAUFF! No ato que tomou as ruas de Niterói com mais de 10 mil pessoas, nossos/as estudantes, docentes e pessoal de apoio foram defender a UFF e o nosso Colégio Universitário Geraldo Reis, nosso COLUNI.
No decorrer do mês de maio, aconteceram atividades “UFF na Praça”, promovidas pela Associação de Docentes da UFF (ADUFF) no dia 15 de maio e pela reitoria da UFF, nos dias 22 e 25 de maio, e manifestações massivas em defesa da educação pública e contra os cortes nos dias 15 e 30 de maio. Contudo, encerramos o mês de maio com uma situação calamitosa para as trabalhadoras e os trabalhadores terceirizados que atuam na universidade e, especialmente, em nosso COLUNI.
Todas as atividades realizadas pelos profissionais do COLUNI, da docência à limpeza dos ambientes, da administração e assuntos burocráticos à vigilância do patrimônio público, são fundamentais e essenciais ao pleno funcionamento da instituição! Contudo, parte de nossos companheiros e companheiras trabalhadores e trabalhadoras se encontra em situação de grande precariedade: a equipe de trabalho da empresa Croll, que reúne pessoal de apoio, serviços administrativos, mediação de turmas e de alunos com necessidades especiais e vigilância, acumula 2 vales-refeições atrasados, trazendo grandes prejuízos aos trabalhadores e às trabalhadoras. Na data de 5 de junho houve, após pressão do início do legítimo movimento paredista da categoria, o pagamento do salário relativo ao mês de abril! No dia 31 de maio, houve o encerramento das atividades da empresa Luso Brasileira, que prestava serviço de limpeza e asseio, começando no dia 3 de junho a empresa Arauna, que reduziu drasticamente o quantitativo de funcionários, em alguns casos em 75% da força de trabalho anterior (na Creche UFF, unidade de educação infantil localizada no Campus do Gragoatá, o quadro foi reduzido de quatro para apenas 1 funcionário).
Diante dessa situação de penúria, que já vem se arrastando desde fins de 2018, no último sábado a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do COLUNI, por meio do Colegiado, empreendeu a Feijoada Solidária, num gesto de solidariedade com as trabalhadoras e os trabalhadores com salários e benefícios em atraso. Contudo, o trabalhador/ a trabalhadora tem o direito fundamental de receber seu salário em dia, sem atrasos, e não pode (sobre)viver a partir de atos de solidariedade apenas!
A proposta de trabalho pedagógico do COLUNI se baseia na educação integral em regime de funcionamento de turno único estendido, oferecendo aos/às estudantes educação de excelência e qualidade, que depende, para além de professores qualificados, de equipe de apoio em quantidade suficiente para atender as demandas e com seus salários e benefícios em dia! Não é possível manter a proposta de funcionamento em turno único para estudantes da educação infantil ao ensino médio tendo redução no quadro de funcionários de apoio e atrasos em seus salários.
Dessa forma, numa tentativa de minimizar os impactos para as mães, os pais e responsáveis de nossos/nossas estudantes, o Colegiado definiu nesta data, 4 de junho de 2019, que as aulas do dia 5 de junho, quarta-feira, ocorressem em regime parcial e que no dia 6 de junho, 5a. feira, a partir das 8h, realizasse-se uma assembleia geral da comunidade coluniana para acumular o debate sobre como enfrentaremos e resistiremos a este cenário de severas dificuldades que nossa universidade e nosso colégio enfrentam! A aula nesse dia será na quadra de nossa escola, com a presença de estudantes, seus familiares e responsáveis e trabalhadores do COLUNI (professores, técnicos-administrativos e equipe de apoio), para decidir encaminhamentos a serem tomados em face dessa brutal realidade que enfrentamos!
Mais do que nunca se faz necessário defender a educação pública!
#EuDefendoaEducaçãoPública
#EuDefendoaUFF
#EuDefendoOCOLUNI
EQUIPE COLUNI