CARTA À COMUNIDADE ESCOLAR DO COLUNIUFF

Prezados membros da Comunidade Escolar,

Nesta data, 12/09, fomos surpreendidos, por volta das 6h15, pela informação de que não haveria funcionário disponível para a limpeza das cozinhas dos prédios Sede (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Anexo (Educação Infantil). Foram feitos diversos contatos no intuito de resolver a questão, mas, infelizmente, o quantitativo de funcionários que atende ao Restaurante Universitário não era suficiente para atender ao próprio Restaurante e, por esta razão, não havia como deslocar um deles para atender ao ColuniUff.

Esta situação teve origem quando duas empresas terceirizadas que prestam serviço à nossa Universidade afirmaram que o contrato que elas assinaram não inclui a limpeza das referidas cozinhas. Sendo assim, como os locais de preparo de alimentos não tinham as mínimas condições para funcionar, não foi possível mantermos as aulas na data de hoje.

Ditas estas coisas, cabe um humilde pedido de desculpas a toda Comunidade, pois reconhecemos o grande transtorno pelo qual passaram as famílias do ColuniUff, tendo que retornar com os seus filhos para casa.

O caso foi levado pela Direção do ColuniUff à Reitoria por volta das 9h50. Naquele local, fomos recebidos na Pró-Reitoria de Administração (PROAD), onde colocamos toda a nossa insatisfação diante do ocorrido e reivindicamos uma solução para esse impasse para a data de hoje, a fim de que todas as famílias do ColuniUff ficassem seguras de que os estudantes terão suas aulas. Na PROAD, fomos recebidos com toda a atenção e logo foram contactados e se juntaram para resolver a situação os seguintes órgãos da Universidade: a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e o Gabinete do Reitor. Além destes órgãos, as duas nutricionistas do ColuniUff, uma nutricionista do Restaurante Universitário e o fiscal do contrato da empresa de limpeza também se juntaram a nós na resolução do impasse.

Após entendimentos entre a Universidade e as empresas terceirizadas, ficou decidido que:

1.      o serviço seria retomado no dia de hoje pela empresa que vinha limpando as cozinhas;

2.      será realizada a contratação de um funcionário específico apenas para atender a esta necessidade de limpeza nas cozinhas;

3.      os recursos para esta contratação e para os materiais de limpeza serão fornecidos pela PROAES.

Na reunião que fizemos esta manhã com vários pais e mães de estudantes, foram colocadas essa e outras insatisfações com relação a interrupções em dias letivos. Primeiramente, precisamos, como Direção, assumir que as queixas são legítimas e nos empenharmos para resolver todas essas dificuldades. Porém, como houve dúvidas entre os pais e mães se realmente a Administração Superior da Universidade dá a devida atenção ao ColuniUff, por questão de justiça precisamos esclarecer que o Gabinete do Reitor, a PROGRAD, a PROAES e a PROAD, ao longo deste ano, nos atenderam da seguinte forma:

1.  liberação de recursos para obras de reformas e pinturas nos dois prédios;

2.  finalização da instalação dos aparelhos de ar condicionado nas salas de aula da Sede;

3.  aquisição de um novo parquinho para a Educação Infantil;

4.  convênios e bolsas para a oferta de mandarim, alemão e francês aos estudantes do Ensino Médio;

5.  oferta de modalidades esportivas para os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio;

6.  concessão de bolsistas para atuar nos laboratórios e secretarias no atendimento ao público;

7.  concessão de contratos emergenciais de inspetores de alunos para a retomada do horário integral;

8.  concessão de contratos de inspetor de alunos através de empresa terceirizada (iniciando hoje);

9.  concessão de contratos de porteiro e zelador (a iniciar no próximo mês).

Por outro lado, não podemos esconder as dificuldades porque passam as Universidades Federais devido ao contingenciamento de recursos. O próprio Reitor, em comunicado enviado nesta data, informa:

O contingenciamento já está afetando diretamente o trabalho dos servidores desde que foi aplicado. Esse cenário financeiro nos obrigou a não renovar ou a reduzir contratos de prestação de serviços terceirizados. Foram interrompidos os serviços de transporte pessoal, telefonia fixa e móvel; houve redução no apoio administrativo, manutenção de elevadores, computadores e outros equipamentos do patrimônio.

  Aos que estão preocupados com a possibilidade de fechamento da Universidade, o Reitor declarou:

Não cogitamos o fechamento da Universidade e, em hipótese alguma, faremos esta recomendação. Vamos resistir até o fim, porque a UFF é uma instituição gigante e de qualidade reconhecida em ensino, pesquisa e extensão, que tem enorme impacto no cotidiano de milhares de pessoas e que contribui significativamente para o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Por fim, reiteramos nosso pedido de desculpas, reafirmamos que a questão da limpeza da cozinha está resolvida e pedimos a todos que continuem a defender o nosso Colégio Universitário Geraldo Reis e nossa Universidade Federal Fluminense.

A Direção

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