No dia 17/07/2019 às 16h, no auditório Anísio Teixeira do Coluni-UFF, foi realizado um importante momento formativo em nossa escola: o Cine-Debate com o filme Tarja Branca, sobre a urgência do brincar.

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

A atividade foi proposta por meio de uma parceria entre o Coluni e a Faculdade de Educação, e contou, como mediadoras do debate, com as professoras Nazareth Salutto (Faculdade de Educação – UFF) e Juliana Teixeira (Coluni-UFF).

Na ocasião, discutimos os aspectos relacionados ao brincar na infância e na vida adulta como expressão de vida, experiência humana fundamental e um direito, que precisar ser garantido no contexto escolar.

Deixamos aqui o link do trailer do filme para quem quiser se deliciar.

Translate »
Skip to content