A construção coletiva dos Jogos da Primavera busca proporcionar diversas vivências culturais a partir das demandas do corpo discente, baseado em um grupo de representantes de turma. Neste sentido, a ideia dos jogos é ampliar as experiências corporais dos discentes – ressaltando a importância do coletivo e desconstruindo a competitividade que esses espaços assumem – a interação entre eles, entre a escola e a comunidade escolar – já que a proposta são os diferentes sujeitos ocuparem esses espaços de (re)existência.
“O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade, que se manifesta, que se concretiza quando as pessoas fazem esporte, quando lutam, quando fazem ginástica, ou quando as crianças brincam.”
(FREIRE & SCAGLIA in DARIDO e
RANGEL, 2008)
Assim, entendemos que o papel da educação física e do espaço escolar, é
oferecer campo fértil para que os estudantes possam refletir acerca dos seus contextos sociais e políticos, através das práticas corporais.
Acreditamos que a educação é potência transformadora e o chão da escola,
espaço de construção coletiva, que precisa ser ocupado e ressignificado em seus diferentes tempos e contextos.
A proposta dos jogos de primavera se debruça sobre a possibilidade de
comunhão entre as diferentes áreas da comunidade escolar. Nesse sentido, convidamos docentes, pais e funcionários a participarem dessa construção coletiva. Os jogos serão abertos à participação de todas, todos e todes.
“Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e aluno juntos, podemos aprender, ensinar, inquietar-nos , produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos a nossa alegria.”
(FREIRE, 1996)
Ainda sob a inspiração de Paulo Freire, buscamos apresentar diversas
intervenções – artísticas – na quadra, no sentido de proporcionar aos sujeitos o contato com provocações e reflexões sobre os discursos hegemônicos das práticas esportivas.
“Quem perde, ganha quando….”
“Quem ganha, perde quando….”
Representantes das Turmas/Cores:
- Cecília e Arthur Godoy (601) – Verde
- Amanda (701) – Preto
- Ana Luíza (801) – Azul
- Mayara (901) – Amarelo
- Gabriel (1001) – Branco
- Arthur Galdino (2001) – Cinza
- Lucas Bellot (3001) – Vermelho
PROGRAMAÇÃO
28 DE SETEMBRO
08h30min – 09h30min – Café da Manhã Coletivo; Organização Times; Fala do Grêmio.
09h30min – 10h – Jogos Fundamental 1
10h – 10h30min
6º e 7º ano Quadra
8º e 9º ano Campo
Ensino Médio Pátio
10h30min – 11h
6º e 7º ano Campo
8º e 9º ano Pátio
Ensino Médio Quadra
11h – 11h30min
6º e 7º ano Campo
8º e 9º ano Pátio
Ensino Médio Quadra
- Quadra – FUTSAL
- Campo Gramado – VÔLEI
- Pátio – QUEIMADO
11h30min – 12h30min – Encerramento Quadra – Vivência do livre dançar, intervenções artísticas na quadra, plantio de mudas na horta.
PARTICIPE!!