Confira os editais por projetos desse ano!
NOTA: Para informações sobre o edital principal e também a inscrição, clique aqui.
PROJETO: Meninas e Mulheres na Ciência(MMC): A divulgação científica como espaço de aprendizagem, reflexão e produção de jogos
ORIENTADOR(ES): Ana Paula Cabral Couto Pereira e Gisele dos Santos Miranda
RESUMO: Este projeto tem por objetivo dar continuidade à pesquisa sobre contribuições das mulheres nas Ciências e publicação no Instagram como estratégia de divulgação científica sobre o tema, e criar um canal no Spotify para produção de podcasts sobre o tema. Além de promover a difusão do saber científico através de lives, experimentos na série Ciência Descomplicada, indicação de livros e filmes que destacam a participação das mulheres na ciência, o projeto se propõe a elaboração de jogos para promover o tema junto à estudantes da educação básica, motivando-os à área das ciências, em especial as meninas. Essa proposta tem a intenção tanto de uma construção teórica sobre o tema como o desenvolvimento de jogos físicos e digitais para aplicação em sala de aula.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Raça, minoria, nação: o imperialismo e a questão indígena no século XXI
ORIENTADOR(ES): Paulo Henrique Flores
RESUMO: O que é uma “raça” humana? O que é uma “minoria”? O que é uma “nação”? Pretendemos neste projeto analisar estes três conceitos a partir de um problema concreto: o genocídio estrutural do Estado brasileiro contra as populações ameríndias em seu território. Partiremos da análise da conjuntura teórica e histórica na qual estes conceitos surgem, e da maneira como são mobilizadas na expansão do capitalismo, tanto em sua fase colonial quanto em sua fase imperialista. Com esta análise, deveremos passar a nos colocar a seguinte questão: como é possível pensar as formas de luta e autonomia destes povos em sua defesa contra o genocídio?
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Educação popular em saúde: construindo uma escola democrática e saudável
ORIENTADOR(ES): Luciana Santos Collier
RESUMO: Este projeto tem o objetivo de pensar e construir coletivamente, ações que colaborem com a ampliação e o fortalecimento da convivência democrática e saudável no COLUNI-UFF. O bolsistas envolvidos neste projeto deverão se envolver em leituras; reflexões e debates sobre democracia e saúde no espaço escolar; elaborar e aplicar instrumento de pesquisa, para investigar os fatores que interferem na convivência democrática e saudável nos espaços comuns do COLUNI-UFF; sistematizar dos dados coletados no levantamento a fim de colaborar com a organização e desenvolvimento de ações pedagógicas de educação popular em saúde em nossa escola. Ao final do projeto deverão apresentar o conjunto de informações coletadas na pesquisa inicial no formato de seminário e artigo.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Meninas e Mulheres na Ciência COLUNI-UFF- aprofundando e compartilhando conhecimentos sobre gênero e ciência na educação básica
ORIENTADOR(ES): Gisele dos Santos Miranda (COLUNI-UFF), Ana Paula Cabral Couto Pereira (COLUNI-UFF) e Monique Gonçalves (Cap-UERJ)
RESUMO: O projeto visa identificar o papel subjetivo da escola na manutenção de estruturas sociais que afastam, desde muito cedo, meninas das áreas científicas, especialmente daquelas relacionadas às ditas “ciências duras”, a partir de dados coletados em formulário Google, com estudantes pertencentes aos Ensino Fundamental e Médio do COLUNI-UFF e do CAPUERJ. Além disso, as bolsistas irão contribuir com a construção de oficinas científicas oferecidas pelo grupo GCEB-ColuniUFF na Agenda Acadêmica da UFF, com a construção do canal no Spotify para divulgação de pesquisas científicas – que contam com a participação de meninas da educação básica e com a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo em congressos e outros espaços de divulgação científica.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Debatendo a questão racial no COLUNI: aproximações entre a Lei 11.645 e o ensino de sociologia
ORIENTADOR(ES): Thiago Oliveira Lima Matiolli (COLUNI-UFF), Flavia Rios (UFF) e Juliana Vinuto (UFF)
RESUMO: No âmbito deste projeto serão lidos e debatidos textos que tratem de temas que articulem a questão racial com a educação básica. Tais temas serão selecionados conjuntamente com as/os bolsistas selecionadas/os. Posteriormente, currículos e livros didáticos de sociologia serão analisados para identificar que conteúdos permitem articulação com o tema da história e cultura afro-brasileiras. Por fim, desenvolver atividades pedagógicas e materiais didáticos que reflitam as discussões realizadas nos meses iniciais da pesquisa para serem aplicados em sala de aula.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Um clique na cidade de Niterói: (re)conhecendo a cidade com as crianças
ORIENTADOR(ES): Maria Cecilia Sousa de Castro e Juliana de Oliveira Borges
RESUMO: Considerando a escola como o espaço-tempo onde podemos fazer-pensar com as crianças e jovens nossas diversas formas de ser e estar no mundo, este projeto visa desenvolver uma relação de pertencimento com a Cidade de Niterói, onde nossa escola está situada. A partir de conversas, fotografias, desenhos, passeios, buscaremos (re)conhecer a cidade de Niterói e seu entorno, identificando suas características culturais, naturais e sociais, buscando articulações entre nossas vivências e experiências na cidade.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: O tambor e a diáspora africana no Brasil
ORIENTADOR(ES): Ana Carolina Lacorte Lima (COLUNI-UFF) e Wilson Lúcio (convidado)
RESUMO: A partir de um levantamento bibliográfico com base na perspectiva decolonial, a pesquisa visa traçar o histórico do uso do tambor na diáspora africana no Brasil, ressaltando o uso social, a diversidade de formas que encontramos o instrumento e a nomenclatura utilizada nos diferentes tipos de toques. A pesquisa traz como principal objetivo compreender a diversidade de saberes produzidos nas culturas afro-indígenas e perceber os diferentes lugares que ocupam na sociedade.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Elaboração de Produtos Educacionais para o Ensino de Química
ORIENTADOR(ES): Marcelo Monteiro Marques
RESUMO: A Química é uma disciplina vista por muitos como complexa e desconexa, fatores estes que dificultam o processo de ensino aprendizagem. Devido a isto, muitos docentes estudam maneiras de modificar esta realidade, utilizando propostas pedagógicas que despertem o interesse e a formação crítica de seus alunos. Assim, buscando contribuir para o ensino de Química este trabalho trata-se da possibilidade de produção de diferentes materiais didáticos que relacionem conteúdos trabalhados durante o Ensino Médio com o cotidiano dos estudantes. Esse projeto tem como objetivos despertar o maior interesse e participação dos alunos nas aulas de Química tanto no ensino fundamental II ou ensino médio, produzindo diversos tipos de materiais didáticos como videoaulas, vídeo-experimentos, jogos, listas de exercícios e outros.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Elementos de eletrônica com ARDUINO
ORIENTADOR(ES): Diego Barbosa Moura
RESUMO: O objetivo do projeto é o aperfeiçoamento e consolidação de um protótipo funcional de um display de led cinemático inicialmente desenvolvido no projeto pibiquinho anterior (2022). Algumas melhorias necessárias são: a) a instalação de uma fonte de tensão própria o que permitirá o display de led funcionar diretamente ligado à tomada; b) melhoria da estrutura física (suporte do motor, caixa de proteção dos circuitos); c) Adição de um sistema para controle fino da rotação do motor, a fim de estabilizar a imagem produzida. d) Programação de outras letras e símbolos a serem projetados.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: “Eu sei Português”: o ensino da gramática normativa por meio de jogos no Ensino Fundamental
ORIENTADOR(ES): Marcela Martins de Melo Fraguas
RESUMO: No projeto, os bolsistas atuarão, com supervisão e orientação da professora orientadora, na elaboração de jogos de língua portuguesa, que envolvam, principalmente, conteúdos de gramática normativa e sua aplicação na leitura e na produção de textos de variados gêneros. Considerando o apelo positivo que os jogos têm entre os estudantes do Ensino Fundamental, o projeto tem por objetivo contribuir para ampliar os conhecimentos e o uso da língua de forma atrativa e interativa. As atividades dos bolsistas serão: a) atuação no planejamento e na elaboração de jogos; b) implementação dos jogos nos grupos selecionados, estudantes do corpo discente do Ensino Fundamental do Coluni-UFF; c) avaliação do projeto, para constatar se as estratégias implementadas impactaram positivamente ou não as aprendizagens em sala de aula; d) apresentação do projeto na Agenda Acadêmica da UFF e em outros meios científicos e acadêmicos.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: COLUNI-ON – A TV do COLUNI
ORIENTADOR(ES): Gilmar Oliveira da Silva, Flávia Lopes Lobão e Patricia Barboza de Melo
RESUMO: O projeto COLUNI-ON – A TV DO COLUNI, destina-se à criação de um canal de TV em que os estudantes e professores possam divulgar trabalhos desenvolvidos no âmbito do colégio. Os estudantes pesquisadores serão responsáveis pelo canal orientados pelos docentes.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Masculinidades e Machismo no ambiente escolar
ORIENTADOR(ES): Luiz Mazzei
RESUMO: O projeto visa abordar a questão do machismo na escola buscando investigar a relação desse comportamento com a construção das masculinidades. Entendemos que “ser homem” traz algumas implicações, tanto em características individuais, quanto nas relações que eles estabelecem entre si e com o ambiente. O lócus dessa pesquisa é a escola básica, pois entendemos que nessa fase os sujeitos estão construindo e aperfeiçoando sua ideia de masculinidade, assumindo-se como homens. O ambiente escolhido também é propício para observar, analisar e combater as manifestações machistas, pois na escola circulam indivíduos de diferentes gêneros em diferentes funções. Podemos observar aí, uma grande variedade tanto de masculinidades quanto de atitudes machistas. A pesquisa visa explicitar, problematizar e combater o machismo na escola partindo das masculinidades que circulam no local.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Retenção escolar e fatores associados – Uma pesquisa sobre e com os estudantes do COLUNI-UFF
ORIENTADOR(ES): Carlos Augusto Aguilar Júnior
RESUMO: Neste projeto iremos pesquisar os fatores que levaram estudantes do COLUNI a abandonarem nossa escola. Para isso, vamos analisar dados disponíveis na secretaria, aprenderemos a realizar análises estatísticas com o Excel e outros softwares, além de estudar alguns textos sobre desigualdades sociais, raciais e econômicas e os impactos delas sobre a educação. Que tal você fazer parte desse projeto?
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Laboratórios Pedagógicos: a formação do professor não pode flopar!
ORIENTADOR(ES): Greice Duarte de Brito Silva (COLUNI-UFF) e Marta Nídia Varella Gomes Maia (convidada)
RESUMO: Este projeto tem o objetivo de incentivar a formação de professores através da participação em laboratórios pedagógicos, onde os bolsistas envolvidos irão experimentar a vivência de projetos interdisciplinares enquanto integrantes da área pedagógica. Na inauguração de um espaço de discussão, deverão fazer leituras e participar de debate sobre os processos que envolvem o trabalho docente na Faculdade de Educação e no Colégio Universitário, a fim de reconhecer práticas pedagógicas fundamentadas nos direitos fundamentais das crianças/estudantes. Ao final do projeto irão apresentar suas reflexões e um conjunto de informações dos estudantes de Ensino Médio em relação ao exercício da profissão docente e os cursos de licenciaturas no Ensino Superior em formato de seminário e artigo.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: HISTÓRIAS CONTADAS: um olhar sobre os Povos Indígenas nas séries iniciais do COLUNI
ORIENTADOR(ES): Emerson de Carvalho Guimarães
RESUMO: Este projeto de pesquisa tem como horizonte de trabalho o estudo e a análise das diferentes formas de apresentação da História dos Povos indígenas nas práticas de sala de aula das séries iniciais do Colégio Geraldo Reis (COLUNI – UFF). Partindo do pressuposto de que os povos indígenas continuam sofrendo com visões preconceituosas e estereotipadas julgamos oportuno e necessário chamar atenção para a forma como vem sendo tratados, não apenas pelos diferentes meios de comunicação, mas também procurando perceber os possíveis impactos da promulgação da Lei 11.645/08 que coloca como obrigatório o ensino de história indígena em sala de aula. Primeiramente, os “pibiquinhos” serão instruídos acerca das técnicas básicas de pesquisa em fontes históricas (fontes primárias e secundárias), na aplicação de questionários, no tratamento dos dados coletados e na leitura e interpretação de textos produzidos no campo do ensino de História. Em seguida será realizado o estudo e a análise dos recursos didáticos utilizados nas práticas docentes, procurando destacar as diferentes formas narrativas de apresentação da História dos Povos Indígenas. Por fim, pretendemos apresentar um balanço das informações coletadas sobre esta temática através de slides, pequenos textos e esquemas com imagens (infográficos) que possam ser veiculados nas diferentes redes de comunicação do COLUNI.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: “Neuroeducação e o protagonismo na aprendizagem”
ORIENTADOR(ES): Ana Carolina Cassano Santos
RESUMO: Os bolsistas selecionados aprenderão os aspectos neurofisiológicos envolvidos na aprendizagem, correlacionando a fatores como motivação intrínseca, atenção, sono e emoção, por meio de debates e pesquisa a fontes acadêmicas apropriadas. Irão realizar levantamento e análise de dados com alunos do COLUNI, verificando a adoção de hábitos que favorecem a aprendizagem e o próprio desenvolvimento cognitivo. E promoverão atividades pedagógicas buscando promover maior motivação e protagonismo para os estudos.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: (Re)pensando materiais didáticos para o ensino de Ciências: ninguém pode ficar de fora!
ORIENTADOR(ES): Karine Fernandes
RESUMO: O projeto visa inserir os estudantes-bolsistas na pesquisa, focando no tema da “inclusão”. Tendo em vista o número de alunos e alunas público-alvo da Educação Especial no sexto ano do Ensino Fundamenta 2, a produção de materiais didáticos será direcionada a essa turma. Nesse intuito, ao longo do projeto, se estabelecerá a leitura e o debate de textos que subsidiem as ações desenvolvidas, em conjunto com a professora orientadora e alunos-bolsistas do Programa Licenciaturas da UFF.
EDITAL: clique aqui
PROJETO: Os Povos Tradicionais da América Latina e sua Resistência ao Sistema Capitalista
ORIENTADOR(ES): Isabella Vitória Castilho Pimentel Pedroso
RESUMO: Este projeto visa ser mais uma ferramenta na produção intelectual dos alunos, bolsistas e no geral, uma vez que fomentará o estudo por diferentes fontes (livros, jornais, revistas) e a partir disso, os alunos produzirão material didático para o restante da comunidade escolar que não compõe o projeto. Além disso, essa pesquisa exigirá estudos prévios sobre os povos tradicionais e os países destacados, ampliando o diálogo da pesquisa com distintas áreas, a saber, história, política, economia, sociologia, entre outros. Dessa forma, os alunos bolsistas deverão ler e debater temas relacionados à pesquisa, participar de forma assídua das reuniões e encontros acordados coletivamente e produzir material didático de fácil manuseio para os demais colegas.
EDITAL: clique aqui