
Ocorrem no dia 19 de outubro as apresentações dos 19 projetos Pibiquinho. Durante a tarde rica da última segunda-feira, em três sessões virtuais e simultâneas de apresentações, nossos bolsistas e voluntários brilharam em suas exposições, demonstrando apropriação dos objetos de estudo, domínio dos conceitos estudados e entusiasmo com a atividade de pesquisa desenvolvida durante a X Mostra Pibiquinho 2020, atividade realizada em meio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 e Agenda Acadêmica da UFF.
As sessões foram iniciadas com saudação da direção do Coluni, que transcrevemos aqui: “Querida Comunidade Escolar, a nossa presença aqui na tarde de hoje evidencia o acerto da Escola e de seus Professores no que se refere ao desafio de realizar a pesquisa científica – ainda mais importante em tempos de pandemia e de negação da ciência – em um momento tão difícil de nossa História. Estão de parabéns os nossos estudantes e professores pela dedicação demonstrada em seus projetos. Que tenhamos todos uma bela tarde de diálogo nos diversos saberes e de crescimento acadêmico em nossa Escola!”
A Comissão de Pesquisa agradece a participação das bancas examinadoras e dos moderadores das sessões de apresentação. E mais uma vez saúda os orientadores, coorientadores e bolsistas e voluntários pela tarde de aprendizados saborosa proporcionada à comunidade do Coluni UFF.
A seguir os projetos indicados para o Seminário PIBIC EM. A apresentação dos projetos não será presencial: os projetos selecionados enviarão por email os materiais (vídeos, slides, banners virtuais, etc.) para remessa à Coordenação de Pesquisa da PROPPI.
Título do Projeto | Nome do(a) Orientador(a) | Nome dos(as) coorientadores(as) | Área de Concentração | Bolsistas do Projeto | Turma |
---|---|---|---|---|---|
Sala, parque, criança, professor... Isso é uma escola? | Simone Berle | ALESSANDRA GUIMARÃES RODRIGUES, ANDRESSA ROCHA DE PAIVA E DÉBORA SOARES DE CARVALHO. | Ciências Humanas | Allana Martins da Silva Crissostomo | 201 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | João Victor Oliveira Mendonça | 301 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Maria Luiza Melo Chagas | 201 |
Memórias em construção | Natália Barbosa da Silva | Wilson Lucio Silva dos Santos e Taíssa Gonçalves Paz Ferreira | Ciências Humanas | Pedro Pimentel de Oliveira | 501 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Maria Clara Souza de Castro Pereira | 501 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Sabrina Balonecker da Fonseca | 401 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Luiz Felipe Castro Ferreira | 401 |
EU QUERO SABER POR QUE...? - perguntas de crianças como ponto de partida para a iniciação científica | Adriana Santos da Mata | Ana Cristina Correa Fernandes | Ciências Humanas | Pedro Nascimento da Silva Steele | 201 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Bernardo Figueiredo Velasco | 101 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Celina Pereira Ribeiro de Mattos | 201 |
Evasão Escolar e Fatores Associados - Uma pesquisa sobre os estudantes evadidos do Coluni UFF | Carlos Augusto Aguilar Júnior | Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas | Letícia Sampaio Dantas Barros | 1002 | |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Caroline da Silva Fróes | 1001 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Arlen da Silva Mendes | 1001 |
Entre a História e a Memória: As representações indígenas em Niterói | Emerson de Carvalho Guimarães | Thamara Santos de Castro | Ciências Humanas | Isabela Dock Dos Santos | 1001 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Nickoly Da Siva Rodrigues | 901 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Sofia Freire Dupont | 1001 |
Estado, crise e pandemia: um estudo teórico sobre a concepção da escola neoliberal no Brasil | Isabella Vitória Castilho Pimentel Pedroso | Ciências Humanas | Izabela Alves dos Santos | 1001 | |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Andre Felipe Marques Carvalho | 1002 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Kaylane Cristina Dos Santos Barroso Paulino | 1001 |
Epidemia em Narrativa: A propósito de Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago | Maria Carolina de Oliveira Gama | Linguística, Artes e Letras | Arthur Ventura Bezerra de Lima | 3001 | |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Manoela Souza de Mattos | 3001 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Ana Beatriz Arcanjo de Moraes | 2001 |
Explorando potencialidades do GeoGebra na Educação Básica | Ana Paula Cabral Couto Pereia | Olinda Mioka Chubachi | Ciências Exatas | Milena da Silva Lima dos Santos | 1002 |
A COVID-19 e a determinação social da saúde | Luciana Santos Collier | Ciências Humanas | Rayan Davi Alcântara | 3001 | |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Bianca dos Santos Barros | 1002 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Camile Vitória de Almeida Cagide | 901 |
#rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | #rownspan# | Dara Souto Teixeira | 901 |