Curso de Extensão: Ritmos e danças do Brasil

O curso é parte das atividades do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Antirracista do COLUNI-UFF, e visa auxiliar a formação de estudantes e trabalhadores a partir da práxis dos ritmos e danças populares do Brasil, em especial, de influências africanas e indígenas, como forma de combater as diversas formas de racismo que permeiam a sociedade.

Objetivos:

• Conhecer de forma interdisciplinar e multicultural das culturas negras no Brasil;
  • Discutir e compreender a história da formação social brasileira a partir dos elementos estéticos da cultura popular brasileira.reconhecer e valorizar as influências africanas e indígenas nos ritmos e danças populares brasileiras;
  • Trabalhar o movimento corporal, o ritmo musical, o canto e a dança como ferramentas pedagógicas interdisciplinares e multiculturais;

Público alvo e pré-requisitos:

• Estudantes, professores, comunidade de dentro ou fora do COLUNI e da UFF, a partir de 14 anos de idade.

Carga horária total: 30 horas Carga horária semanal: 2h

Início do curso: 30/04/2024 Término do curso: 09/07/2024

Horário: 3ª feira, das 15h30 às 17h30 Local: COLUNI-UFF.

A confirmação das inscrições será feita por email até 20/04/2024.