Confira os editais por projeto desse ano!

NOTA: Para informações sobre o edital principal e também a inscrição, clique aqui.


PROJETO: “AÇÕES E PROPOSTAS PARA A IGUALDADE DE GÊNERO NAS
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA”

ORIENTADOR(ES): Poliane Gaspar de Cerqueira

RESUMO: As desigualdades de gênero permeiam o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar. Tornar as aprendizagens e experiências igualmente acessíveis a meninos e meninas é um desafio da área. O projeto pretende contribuir
para a igualdade de gênero na Educação Física escolar e promover a participação feminina nas práticas corporais.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS
ESTUDANTES”

ORIENTADOR(ES): Professora Dra. Cláudia Valéria Vieira Nunes Farias e Professora Dra. Cíntia Velasco Santos

RESUMO: O projeto visa atender os/as estudantes para o acompanhamento do processo de aprendizagem de Língua Inglesa, no que se refere à realização das atividades propostas nas aulas regulares e na solução de eventuais dúvidas sobre o conteúdo. Os/as monitores/as auxiliarão os/as estudantes em encontros semanais cujos horários serão divulgados com antecedência.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “APOIO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA COM ESTUDANTES DO
COLUNI-UFF: POSSIBILIDADES PARA RESSIGNIFICAR A APRENDIZAGEM
EM MATEMÁTICA”

ORIENTADOR(ES):  Carlos Augusto Aguilar Júnior e Luiz Davi Mazzei

RESUMO: Por meio deste projeto pretende-se propiciar ao estudante do ensino médio mais um apoio pedagógico para a consolidação das aprendizagens nesta disciplina por meio da perspectiva da aprendizagem colaborativa (Frison, 2016).
Historicamente, quando se estuda o fenômeno do fracasso escolar e sua associação com o rendimento escolar, verifica-se que o baixo rendimento escolar em Matemática atua como um importante fator de risco à retenção, distorção idade-série e evasão escolar (Aguilar-Junior; Ortigão, Santos, 2021). Valendo-se de uma metodologia de trabalho que pretende utilizar tanto o apoio presencial semanal como também as redes sociais como ferramentas de aprendizagem, o projeto visa, para além de ser apoio para os estudantes com dificuldades na disciplina, o desenvolvimento pedagógico e acadêmico dos monitores, despertando interesses profissionais em relação à Matemática.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “Aprendizagens/ensinos coletivos – conhecimentos adquiridos com
percepções e afetos.”

ORIENTADOR(ES): Juliana de Oliveira Borges e Maria Cecília Sousa de Castro

RESUMO: Este projeto propõe aos monitores o envolvimento no processo de ensino/aprendizagem, visando estimular a iniciação à docência, promover o seu desenvolvimento acadêmico e a sua formação humana a partir das trocas entre os estudantes. Com isso, pretendemos desenvolver no projeto de monitoria dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial as turmas do 4o e 5o ano, experiências que estimulem a curiosidade, criando estratégias de organização e responsabilidade e partilhando os conhecimentos propostos nos descritores que fundamentam o trabalho destes anos de escolarização.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVENCIANDO A PRÁTICA
COOPERATIVA NA MONITORIA DE CIÊNCIAS”

ORIENTADOR(ES): Karine Fernandes

RESUMO: O projeto objetiva dar continuidade ao trabalho realizado no Programa Monitoria Júnior em Ciências, nos anos de 2023 e 2024. Tendo como foco o processo formativo do monitor na relação com estudantes do 6o e 8o anos do EF2. Como resultados das ações desenvolvidas, temos a elaboração de um acervo de materiais didáticos adaptados. Alguns dos objetivos são: (a) promover espaços para a reflexão, o hábito do estudo, a noção de responsabilidade e a autonomia dos bolsistas; (b) desenvolver
materiais didáticos inclusivos; (c) promover a aprendizagem por meio de linguagem “próxima”; (d) diminuir o número de alunos em recuperação; (e) aprofundar conteúdos da disciplina Ciências.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “CONSTRUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE
HISTÓRIA”

ORIENTADOR(ES): Charleston José de Sousa Assis

RESUMO: Este projeto, através das suas ações, propõe orientar as monitoras e os monitores na apropriação dos saberes acadêmicos e escolares da área de história para que possam usar suas capacidades intelectuais, cognitivas e vivências na compreensão e na aquisição de novos conceitos. Assim, com a orientação do professor orientador desenvolverão estratégias e confeccionarão material de apoio a ser trabalhado de forma complementar nas aulas de História.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “CORPOS DIVERSOS, CONHECIMENTOS MÚLTIPLOS”

ORIENTADOR(ES): Luciana Santos Collier

RESUMO: O Coluni-UFF é uma escola cujos princípios se coadunam com a Educação Popular e Inclusiva, no sentido da valorização dos saberes populares e do respeito às diversidades. Nas aulas de Educação Física, o corpo é exposto sendo comum que suas múltiplas diferenças sejam evidenciadas. Desse modo, a Educação Física escolar do Coluni-UFF, se desenvolve através da ampliação do repertório da cultura corporal numa perspectiva crítica, sempre atenta a todo tipo de preconceito relacionado aos marcadores sociais da diferença, presentes na sociedade e reproduzidas no espaço escolar e na aula de educação física. Portanto pretendemos desenvolver junto aos nossos/as bolsistas propostas pedagógicas que proporcionem uma reflexão crítica sobre as diversidades e que possibilitem a inclusão e o acolhimento de todos/as, para construirmos uma educação física escolar popular e inclusiva.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “É ENSINANDO QUE SE APRENDE: A PRÁTICA DA MONITORIA NA SALA DE AULA DA LÍNGUA PORTUGUESA”

ORIENTADOR(ES): Thamara Santos de Castro e Luiz Fernando Lima Braga Junior

RESUMO: Este projeto vislumbra a socialização de saberes referentes aos conteúdos da área de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) entre estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio Incentiva-se, portanto, que o estudante/monitor, por meio de orientação e pesquisa, auxilie, como um tutor, os demais estudantes, considerando as atividades realizadas nas aulas de LPL. A fim de dinamizar sua atuação enquanto bolsista, o monitor, com supervisão e orientação das professoras, produzirá materiais didáticos a serem utilizados em sala de aula.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “MEDIAÇÃO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: PRODUÇÃO DE
MATERIAL DIDÁTICO, APOIO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO DISCENTE.”

ORIENTADOR(ES): Thiago Oliveira Lima Matiolli

RESUMO: O presente projeto está estruturado para promover o engajamento das/os monitoras/es na preparação e acompanhamento das aulas de sociologia no COLUNI, em suas várias dimensões didáticas: aulas, atividades avaliativas, apoio pedagógico e atenção ao público de educação especial. Neste sentido, as/os monitoras/es participarão de leituras orientadas, preparação de material didático, acompanhamento das atividades extracurriculares que serão desenvolvidas e auxílio a estudantes em horários alternativos. De modo a gerar um maior aproveitamento dos conteúdos sociológicos por estudantes do ensino médio e da turma 801 do anos finais do ensino fundamental.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “MONITORIA JÚNIOR DE QUÍMICA, APRENDENDO E ENSINANDO”

ORIENTADOR(ES): Luiz Mazzei, Maria Cecília de Castro

RESUMO: A Química é uma disciplina vista por muitos como complexa e desconexa, fatores estes que dificultam o processo de ensino aprendizagem. Devido a isto, muitos docentes estudam maneiras de modificar esta realidade, utilizando propostas pedagógicas que despertem o interesse e a formação crítica de seus alunos. Assim, buscando contribuir para o ensino de Química este trabalho trata-se da possibilidade de produção de diferentes materiais didáticos que relacionem conteúdos trabalhados durante o Ensino Médio com o cotidiano dos estudantes.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “NOVOS MÉTODOS PARA APRENDER GEOGRAFIA: UMA
PROPOSTA DE MONITORIA ATIVA.”

ORIENTADOR(ES): Isabella Vitória Castilho Pimentel Pedroso

RESUMO: O principal objetivo da monitoria em geografia é fazer dela uma extensão das discussões em sala de aula, aprofundando e ampliando o escopo de debate, caso seja demandado pelos estudantes. Dessa forma, a monitoria auxiliará no desenvolvimento dos conteúdos e também, cimentará os conhecimentos do monitor (a/e). Além disso, visamos a produção de materiais didáticos online para organizar e auxiliar os estudos para o ENEM, assim como a participação do(a/e) monitor(a/e) em eventuais ações do processo de ensino-aprendizagem- avaliação.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “O ENSINO DE HISTÓRIA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO.”

ORIENTADOR(ES): Sérgio Aboud e Emerson Guimarães

RESUMO: Este projeto de monitoria é proposto com o intuito de garantir o cumprimento da Lei n° 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira na Educação Básica, com as/os discentes do Ensino Médio, inserindo de forma mais eficaz, os conteúdos específicos na proposta de História Global, que é a linha teórica que adotamos no ensino de História do COLUNI. Consideramos que assim poderemos ampliar, nas três séries do Ensino Médio, o trabalho que vem sendo desenvolvido.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS: PREPARANDO TALENTOS, EXPANDINDO HORIZONTES”

ORIENTADOR(ES): Fábio Vinícius Silva dos Santos e Ana Paula Cabral Couto Pereira

RESUMO: Olimpíadas Científicas: Preparando Talentos, Expandindo Horizontes é um projeto de ensino que tem como objetivo principal preparar e incentivar estudantes do Ensino Fundamental II a participarem de Olimpíadas Científicas, promovendo estratégias de ensino diferenciadas, aprofundamento teórico e prático, bem como a resolução de problemas matemáticos contextualizados. Com foco na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Canguru de Matemática Brasil, no Desafio Internacional de Pensamento Computacional (BREBAS), na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira
(OBMF), na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na Matemáticas sem Fronteiras, na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL), na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) e na Olimpíada TANGRAM de Educação Financeira, o projeto busca proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora e desafiadora no campo da matemática e do raciocínio lógico. Além do suporte pedagógico semanal, que inclui atividades, listas de exercícios e simulados, os bolsistas atuarão na elaboração de materiais didáticos físicos e digitais e na produção de conteúdos para redes sociais, ampliando o impacto da monitoria e incentivando a participação de um maior número de estudantes. Como produto deste projeto, será organizada a 1a Olimpíada Interna de Matemática do Coluni-UFF, com os bolsistas compondo a comissão de elaboração e formulação das provas.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “Programa de Monitoria em Filosofia”

ORIENTADOR(ES): Paulo Henrique Flores Cople

RESUMO: Este projeto tem um objetivo duplo. Por um lado, buscaremos impulsionar e consolidar o aprendizado do conteúdo por parte dos monitores, organizando estudos coletivos que possam estimular seu desenvolvimento acadêmico e intelectual na disciplina de Filosofia. Por outro, pretendemos tornar os monitores parte ativa na organização dos seminários regulares de filosofia no Ensino Médio, de maneira a torna-los agentes mediadores das práticas pedagógicas da disciplina e do aprendizado coletivo de outros estudantes.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “Protagonismo no ensino de Ciências Biológicas II”

ORIENTADOR(ES): Ana Carolina Cassano Santos

RESUMO: O projeto de monitoria em Ciências Biológicas visa promover maior protagonismo dos alunos na aprendizagem de
conteúdos/temas diversos relacionados à disciplina. Os alunos selecionados como bolsistas serão incentivados a explorarem o mundo da ciência, despertando o interesse e o engajamento na aprendizagem e na divulgação científica. Além de serem responsáveis por auxiliar os alunos, especialmente do Ensino Médio, a compreenderem os conteúdos estudados na disciplina, os bolsistas atuarão de forma ativa em outros campos de atuação, como na participação de grupos de estudos; no planejamento e na execução de atividades pedagógicas em sala de aula e no laboratório (LECiN); no desenvolvimento de melhores hábitos de estudo por nossos alunos; na organização da Semana de Promoção à Saúde no Coluni; no desenvolvimento dos projetos relacionados à Mostra Coluni na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e na divulgação científica de temas diversos que sejam de interesse do grupo.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “QUIMIQUINHAFLIX”

ORIENTADOR(ES): Gisele dos Santos Miranda

RESUMO:  Compreendendo a relevância da monitoria como recurso didático-pedagógico também na educação básica, a necessidade de alguma intervenção objetivando seu melhor aproveitamento no ColuniUFF e que experiências realizadas nesse contexto pudessem servir para reflexões em diferentes instituições de ensino e de incentivo à realização à novas práticas e novas
estratégias para a monitoria na educação básica, este projeto tem como objetivo dar continuidade às contribuições da metodologia empregada no projeto Quimiquinhaflix – QMF, que desde 2022 oportunizam aos estudantes que buscavam a monitoria de química, uma experiência imersiva, diferenciada e com possibilidade de aprofundamento do conteúdo a ser estudado, ampliada pelo uso da TDIC e da aprendizagem baseada em projetos. Neste ano o projeto irá oferecer as práticas experimentais, já produzidas em anos anteriores, e desenvolver novas que estarão associadas ao tema interdisciplinar “Cultura
Oceânica”, que atenderá não somente aos conteúdos de Química dos segmentos F2 e Médio, mas também servirá como base para a discussão e produção de trabalhos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2025.

EDITAL: clique aqui


PROJETO: “SALA DE LEITURA SEM BARREIRAS: UM PROJETO DE INCLUSÃO E LITERATURA”

ORIENTADOR(ES): Maria Carolina de Oliveira Barbosa Gama, Marcela Martins de Melo Fraguas e Luciana da Silva Gomes

RESUMO: O projeto “Sala de leitura sem barreiras: um projeto de inclusão e literatura” volta o olhar para o ensino-aprendizagem dos textos literários no espaço da Sala de Leitura do Coluni-UFF, com especial atenção aos estudantes que integram o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), do 1o ao 9o ano, grupo atendido pela Sala de Leitura. Os bolsistas do projeto auxiliarão os estudantes do EF1 e do EF2 a desenvolverem suas potencialidades de leitura no âmbito da literatura. Com a
orientação e a supervisão das orientadoras, atuarão na seleção de títulos, na elaboração de jogos e de dinâmicas que se relacionem à proposta das aulas, de modo que essas se tornem mais atrativas, e na adaptação de materiais aos estudantes do AEE, a fim de contribuir para que todos se sintam incluídos na e pela literatura.

EDITAL: clique aqui

Translate »
Skip to content