PROJETOS PIBIQUINHO 2024

Confira os editais por projeto desse ano!

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PROJETO: “Neuroeducação e o protagonismo na aprendizagem”

ORIENTADOR(ES): Ana Carolina Cassano Santos

RESUMO: Os bolsistas selecionados aprenderão os aspectos neurofisiológicos envolvidos na aprendizagem, correlacionando a fatores como motivação intrínseca, atenção, sono e emoção, por meio de debates e pesquisa a fontes acadêmicas apropriadas. Irão realizar levantamento e análise de dados com alunos do COLUNI, verificando a adoção de hábitos que favorecem a aprendizagem e o próprio desenvolvimento cognitivo. E promoverão atividades pedagógicas buscando promover maior
motivação e protagonismo para os estudos.

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PROJETO: “O Tambor E A Diáspora Africana No Brasil”

ORIENTADOR(ES): Ana Carolina Lacorte Lima

RESUMO: A partir de um levantamento bibliográfico com base na perspectiva decolonial, a pesquisa visa traçar o histórico do uso do tambor na diáspora africana no Brasil, ressaltando o uso social, a diversidade de formas que encontramos o instrumento e
a nomenclatura utilizada nos diferentes tipos de toques. A pesquisa traz como principal objetivo compreender a diversidade de saberes produzidos nas culturas afro-indígenas e perceber os diferentes lugares que ocupam na sociedade.

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PROJETO: “Estudo Sobre Fracasso Escolar No Brasil”

ORIENTADOR(ES): Carlos Augusto Aguilar Júnior

RESUMO: Ampliando as discussões anteriores sobre Retenção e Evasão escolar no COLUNI-UFF, o presente projeto busca se aprofundar, por meio de pesquisa bibliográfica e análise de dados a serem coletados, tanto em bases de dados oficiais (Censo Escolar, SAEB, etc.), como em pesquisa de campo no COLUNI UFF, que nos possibilitem caracterizar o(s) processo(s) de fracasso escolar, tanto em âmbito nacional, quanto em âmbito local (a pesquisa de campo será no COLUNI UFF). Para tanto, tomamos como referência Patto (1996), Patto et al. (2004) e Aguilar-Júnior (2019) para compreender o fenômeno do fracasso escolar e seus efeitos sobre a escolarização, em especial dos estudantes que apresentem fatores de risco à ocorrência desses fenômenos. Desse modo, o corte metodológico será o de uma pesquisa macro/micro de dados de pesquisa(dados do Saeb e pesquisa de campo). Queremos entender os efeitos da retenção e da distorção idade-série sobre a escolarização dos estudantes afetados por tais efeitos. Para isso, vamos analisar dados disponíveis na secretaria, utilizando o Excel e outros softwares, além de estudar alguns textos sobre desigualdades sociais, raciais e econômicas e os impactos delas sobre a educação. Que tal você fazer parte desse projeto?

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PROJETO: “Material Didático de Língua Inglesa para Estudantes com Necessidades Especiais
no Ensino Fundamental 2 do COLUNI-UFF”

ORIENTADOR(ES): Profa. Dra. Cláudia Valéria Vieira Nunes Farias

RESUMO: O bolsista deverá ler a bibliografia de referência, constituída de textos em Língua Portuguesa, sobre as necessidades especiais apresentadas por alguns estudantes no Ensino Fundamental 2 do COLUNI-UFF. A partir das leituras e das discussões em
reuniões com a orientadora, o bolsista deverá elaborar atividades e material didático direcionado ao público em tela, de maneira a propiciar uma maior apropriação dos recursos pedagógicos disponíveis, e a serem disponibilizados, pelos estudantes atendidos
e, consequentemente, a estimular uma maior integração deles ao ambiente de sala de aula, o que permitirá um processo de inclusão ainda mais efetivo. Para fins de desenvolvimento acadêmico do bolsista e como culminância do projeto, este deverá redigir um pequeno artigo descrevendo as etapas e os resultados da pesquisa, identificando as principais dificuldades encontradas, e avaliando não apenas o trabalho, mas também a sua atuação como pesquisador e como essa prática pode influenciar sua condição de aluno de Língua Inglesa. Além disso, deverá preparar uma apresentação para divulgação da pesquisa na Agenda Acadêmica da UFF.

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PROJETO: “Elementos de eletrônica com ARDUINO”

ORIENTADOR(ES): Diego Barbosa Moura

RESUMO: Nos últimos anos, inúmeras ferramentas eletrônicas de baixo custo e de fácil acesso estão se popularizando. O micro controlador ARDUINO surge como interessante recurso para automação e controle de diversos dispositivos eletrônicos, sendo perfeitamente acessível a estudantes do ensino médio. Este projeto tem como objetivo aproximar os estudantes do EM desta ferramenta, utilizando-a para desenvolver um protótipo de levitador acústico de pequenos objetos.

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PROJETO: “COLUNI-ON – A TV DOCOLUNI”

ORIENTADOR(ES): Gilmar Oliveira da Silva e Flávia Lopes Lobão

RESUMO: O projeto COLUNI-ON – A TV DO COLUNI, destina-se à criação de um canal de TV em que
os estudantes e professores possam divulgar trabalhos desenvolvidos no âmbito do colégio.
Os estudantes pesquisadores serão responsáveis pelo canal orientados pelos docentes.

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PROJETO: “Meninas e Mulheres na Ciência Coluni-UFF – Fomentando a equidade de gênero e promovendo a divulgação científica na Educação Básica”

ORIENTADOR(ES): Ana Paula Pereira e Gisele Miranda

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PROJETO: “A Infância na universidade: A experiência de ser criança na Educação
Infantil COLUNI UFF.”

ORIENTADOR(ES): Profa. Dra. Isabela Pereira e Profa. Dra. Flávia Ferreira Castilho

RESUMO: Você é “da” Educação Infantil Coluni UFF? É uma criança muito curiosa? Gosta
de pesquisar, falar e desenhar? Queremos conhecer você e quem sabe você
possa se transformar num bolsista Pibiquinho. Desejamos saber como você
entende o que é ser criança “da” Educação Infantil do Coluni UFF, através de
rodas de conversas que acontecerão toda semana. O ponto de partida desse
projeto de iniciação científica será acerca da seguinte pergunta inicial: O que é
ser criança na Educação Infantil Coluni UFF?

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PROJETO: “O GENOCÍDIO EM GAZA: UMA ANÁLISE GEOPOLÍTICA”

ORIENTADOR(ES): Isabella Vitória Castilho Pimentel Pedroso

RESUMO: Este projeto visa ser mais uma ferramenta na produção intelectual dos alunos, bolsistas e
no geral, uma vez que fomentará o estudo por diferentes fontes (livros, jornais, revistas) e a
partir disso, os alunos produzirão material didático para o restante da comunidade escolar
que não compõe o projeto. Além disso, essa pesquisa exigirá estudos prévios sobre
geopolítica mundial, ampliando o diálogo da pesquisa com distintas áreas, a saber, história,
política, economia, sociologia, entre outros. Dessa forma, os alunos bolsistas deverão ler e
debater temas relacionados à pesquisa, participar de forma assídua das reuniões e
encontros acordados coletivamente e produzir material didático de fácil manuseio para os
demais colegas.

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PROJETO: “Um clique na cidade de Niterói: (re)conhecendo a cidade com as crianças.”

ORIENTADOR(ES): Juliana de Oliveira Borges e Maria Cecilia Sousa de Castro

RESUMO: Considerando a escola como o espaço-tempo onde podemos fazer-pensar com as crianças e
jovens nossas diversas formas de ser e estar no mundo, este projeto visa dar continuidade e
ampliar a pesquisa iniciada em 2023 com as crianças do 5o ano. Em 2024, serão atendidas as
crianças do 4o e do 5o ano. Um dos objetivos do projeto é desenvolver a relação de
pertencimento das pessoas envolvidas com a cidade de Niterói, onde nossa escola está situada.
Buscaremos visitar lugares apontados pelas crianças como relevantes a partir de seus mapas
afetivos e as convidamos a conhecer outros lugares para ampliar e aprofundar seus próprios
mapas. Ainda nesta linha, temos a compreensão do lugar de autoria das crianças nos
espaços-tempos pelas quais circulam construindo afetos, memórias e intervenções por onde
circulam. Neste sentido, a partir de conversas, fotografias, desenhos, passeios, buscaremos
(re)conhecer a cidade de Niterói e seu entorno, identificando suas características culturais,
naturais e sociais, buscando articulações entre nossas vivências e experiências na cidade que
são atravessadas pelas interseccionalidades que nos constitui. De acordo com o que
defendemos enquanto pesquisadoras, os caminhos da pesquisa se revelam através do processo
de formação das crianças e das demais pessoas envolvidas, criando e fortalecendo os vínculos
e afetos com as pessoas e os lugares desbravados.

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PROJETO: “(Re)pensando materiais didáticos para o ensino de Ciências: ninguém
pode ficar de fora!”

ORIENTADOR(ES): Karine Fernandes

RESUMO: O projeto visa dar continuidade ao trabalho realizado no ano de 2023. Tendo como foco inserir os estudantes-
bolsistas na pesquisa, mais especificamente, nos debates sobre o tema da “inclusão”. Nesse intuito, ao longo do projeto, se estabelecerá a leitura e o estudo de textos que subsidiem as ações desenvolvidas, assim como a confecção de materiais didáticos inclusivos, em conjunto com a professora-orientadora.

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PROJETO: “SABERES DO POVO: DANÇAS E RITMOS AFRO-INDÍGENAS NO BRASIL DE HOJE”

ORIENTADOR(ES): Kate Lane e Leonardo Corrêa

RESUMO: Os/ as bolsistas pesquisarão sobre danças e ritmos da cultura popular brasileira, em especial, de origem indígena e africana, como parte das culturas negras e do patrimônio imaterial do Brasil. Além do levantamento bibliográfico e da discussão teórica, os/ as bolsistas também farão uma pesquisa-ação, a partir da prática corporal dessas danças e ritmos.

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PROJETO: “Acervo Musical Indígena: pesquisa decolonial, materiais didáticos e repertório na educação musical e artística”

ORIENTADOR(ES): Leonardo Corrêa e Kate Lane

RESUMO: Durante o projeto será realizado um levantamento das expressões sonoras e culturais de etnias indígenas no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa será realizada a partir de sites, plataformas virtuais de música, plataformas de materiais audiovisuais (filmes e documentários), CDs, livros, artigos e, na medida do possível, por meio de entrevistas e pesquisas de campo etnográficas em comunidades dos povos originários. Em momento posterior, serão desenvolvidos materiais didáticos com esta temática para as disciplinas de Música e Arte, no Ensino Fundamental II (Anos Finais) e Ensino Médio. Por fim, pretende-se escrever um artigo relatando os processos de pesquisa e produção de materiais.

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PROJETO: “Menos violência, mais diálogo: construindo uma escola democrática e saudável”

ORIENTADOR(ES): Luciana Santos Collier e Luis Felippe Stellet da Silva Peixoto

RESUMO: Ao longo de 2023, iniciamos o projeto de discussão coletiva sobre as situações de violência no Coluni-UFF. Acreditamos que estratégias dialógicas e problematizadoras possam continuar estimulando a reflexão para a transformação da realidade e auxiliando na libertação das situações de violência e opressão. Em 2024 pretendemos dar sequência ao projeto, envolvendo os(as) estudantes do ensino fundamental e aprofundando na identificação dos fatores que têm gerado violência dentro do Coluni-UFF. Os(as) bolsistas deverão elaborar material educativo sobre a temática, cujo formato (jogo, vídeo, rede social, mural, panfleto, debate, etc) será definido coletivamente entre os(as) bolsistas e a orientadora. Além disso, vamos produzir um artigo ou relato de experiência, visando incentivar sua produção acadêmica.

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PROJETO: “LITERATURA LGBTQIAP+ E JUVENTUDE”

ORIENTADOR(ES): Luiz Fernando Braga

RESUMO: Com o objetivo de promover a discussão acerca das formas de representação do jovem na produção literária LGBTQIAP+, este projeto tem como eixo a leitura de obras contemporâneas que discutam identidade de gênero, diversidade e alteridade, tendo o leitor jovem como receptor. Serão analisadas obras de ficção, documentários, depoimentos, livros e artigos sobre teoria queer e outros que ilustrem representatividade, desafios e mecanismos de opressão das identidades LGBTQIAP+ na vida social e, em especial, na escola. Durante a execução do projeto, os alunos mapearão as formas de representação identitária e pensarão em propostas de solução para os desafios apresentados nas referências bibliográficas, artísticas e fílmicas estudadas.
Como produto final, os bolsistas elaborarão um painel sobre identidade de gênero e juventude, bem como um diário do leitor (filmado) para a composição de um documentário, material que também será utilizado para promover debates sobre propostas inclusivas com os alunos do Fundamental II (nono ano) e Ensino Médio.

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PROJETO: “Divulgação Científica Utilizando Mídias Digitais”

ORIENTADOR(ES): Marcelo Monteiro Marques

RESUMO: Com a globalização e a informatização do mundo, o modo de ensinar tem apresentado diversas transformações e adaptações, com o intuito de acompanhar os novos avanços tecnológicos, os professores buscam constantemente por estratégias alternativas dentro do contexto sala de aula a fim de tornar as aulas atrativas e interessantes. Assim, acredita-se que as mídias digitais como Instagram, Facebook e TikTok possam contribuir e muito para a difusão correta do conhecimento para um melhor entendimento da química por parte dos estudantes.

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PROJETO: “Isso não é coisa de Homem: Masculinidades e Machismo no ambiente escolar”

ORIENTADOR(ES): Luiz Davi Mazzei

RESUMO: Os alunos deverão realizar a leitura de textos, assistir a filmes e séries relativos ao tema, participar de reuniões presenciais com o orientador, desenvolver ações de conscientização em turmas do EF1, EF2 e EM, colaborar no projeto
de extensão DiverCine e apresentar os resultados na Agenda Acadêmica.

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PROJETO: “Educação antirracista no COLUNI -UFF: O que dizem os estudantes?”

ORIENTADOR(ES): Natália Barbosa da Silva e Emerson de Carvalho Guimarães

RESUMO: Este projeto tem como objetivo identificar de que forma os estudantes do COLUNI – UFF percebem ou não a inserção do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo das diferentes áreas do conhecimento e como identificam a educação antirracista nos diferentes espaços e tempos do Colégio. Os bolsistas selecionados para o projeto participarão de encontros semanais para a leitura de textos com a temática educação antirracista na escola e a discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais e o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira;
irão elaborar e aplicar formulários para estudantes do COLUNI -UFF e realizar entrevistas; irão discutir e analisar os dados coletados nos encontros com os orientadores e apresentar na Agenda Acadêmica da UFF.

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PROJETO: “A Filosofia e o problema do sentido do mundo: uma leitura (crítica) da “Pequena Lógica” de G. W. F. Hegel”

ORIENTADOR(ES): Paulo Henrique Flores

RESUMO: A Filosofia como disciplina só tem um objetivo: explicar pelo discurso racional toda a experiência possível. Dito de outra maneira, a Filosofia pretende pensar o sentido do mundo. Isto quer dizer que diante das “grandes” questões sobre o
sentido (“Qual é o sentido da vida?”, “Qual é o sentido da existência?”) a Filosofia não pretende apenas oferecer respostas fixas, mas elaborar uma maneira de pensar consistente que torne possível uma resposta lógica. Para analisar este problema e o que é pensar de maneira lógica o sentido do mundo, iremos analisar a chamada “Pequena lógica” do filósofo alemão G. W. F Hegel.

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PROJETO: “Investigação sobre a associação entre o uso de telas e o baixo envolvimento em práticas corporais/atividades físicas na comunidade COLUNI-UFF: pensando em uma ótica interseccional”

ORIENTADOR(ES): Poliane Gaspar de Cerqueira

RESUMO: A ideia para o presente projeto surgiu durante uma indagação realizada em uma turma do Ensino Fundamental. A pergunta foi a seguinte: “o que fizeram nas férias escolares?”. Muitos alunos responderam que ficaram somente em casa vendo televisão, séries ou jogando videogame. A modificação das cidades com intensa redução e precarização das áreas de lazer, o aumento da violência urbana, a falta de tempo e recursos disponíveis para o lazer, têm modificado os hábitos das famílias com preferências por espaços fechados e atividades online (RAYMUNDO E KHUNEN, 2010). O projeto pretende investigar a possível associação entre o uso de telas e o baixo envolvimento em práticas corporais/atividades físicas correlacionando com fatores sociais e econômicos. O método utilizado será misto, qualitativo e quantitativo, utilizando como fontes de coletas de dados entrevistas, questionários, análise de documentos e observação participante em ações de intervenção nas turmas do Ensino Fundamental.

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PROJETO: “Maria Firmina dos Reis num encontro entre a Língua Portuguesa e a Sociologia.”

ORIENTADORES: Thamara Santos de Castro e Thiago Oliveira Lima Matiolli.

RESUMO: No âmbito deste projeto, serão lidos e debatidos textos teóricos que tratam de temas que abordam a presença de autoras negras na literatura, bem como textos literários da autora Maria Firmina dos Reis. Realizaremos reuniões regulares e um
levantamento sobre o uso de textos de autoras negras nas aulas por parte de professoras/es do COLUNI. Contemplando o contexto de vida da autora, produziremos um material didático a partir da obra de Maria Firmina dos Reis, além de atividades didáticas a serem aplicadas na escola e de um programa de estudos sobre ela.

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